Rigatone com molho de atum e tomate

Posted on May 11 2015 - 9:18am by Rodrigo Tigre

Essa é uma receita “da lata”, pra você fazer naqueles dias que você chega em casa e não quase nada fresco na geladeira. Basta ter na dispensa uma massa, uma lata de tomate pelado, uma lata de atum e canela em pó. Se por acaso tiver um manjericão fresco, melhor, mas mesmo sem ele sua massa vai ficar uma delicia.

penne-molho-tomate-e-atum-receitas-gourmet
Esse molho fácil de atum e tomates é do livro do Jamie Oliver: “Cook with Jamie” e segundo o autor, é a receita de massa preferida da Jools, sua esposa. Fica pronta em menos de 30 minutos!

O que torna esse macarrão com atum e tomates especial são os temperos: a canela que aromatiza o prato, o limão que da um toque de acides, o manjericão com seu frescor e a pimenta dedo de moça que da um tom picante. A dica do Jamie é usar sempre um atum de boa qualidade, isso vai influenciar diretamente na qualidade final do seu prato.

Rigatone com molho de atum e tomate

Serve 4
Ingredientes

  • 1 cebola roxa
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 1 colher de cha de canela
  • 1 punhado de manjericão fresco
  • 2 latas de tomate pelado
  • 2 latas de 300 g de atum de boa qualidade
  • Sal e pimenta do reino
  • 500g de rigatone
  • Raspas e suco de 1-2 limões
  • Parmesão ralado

Em uma panela de fundo grosso, doure as cebolas no azeite junto com a pimenta dedo de moca, a canela e os talos do manjericão picados por 5 minutos em fogo médio baixo ou até as cebolas ficarem  translúcidas.

Aumente o fogo e acrescente os tomates pelados, o atum e tempere com uma pitada de sal. Com as costas da colher de pau, quebre os tomates e misture bem até que o molho começe a ferver e em seguida diminua o fogo e deixe cozinhando por cerca de 20 minutos. Acete o sal.

Enquanto isso, cozinhe o rigatoni (ou sua massa preferida) em agua com sal fervente seguindo a orientação do pacote. Quando estiver al dente, escorra a massa reservando um pouco da agua do cozimento.

Acrescente  a massa ao molho e em seguida as folhas de manjericão picado, um fio de azeite, as raspas de limão siciliano e o queijo parmesão e misture tudo muito bem. Se achar que o molho ficou muito espesso, adicione um pouco da agua reservada.

Acerte o sal e a pimenta e sirva imediatamente!

2 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. victor June 4, 2015 at 4:05 pm -

    Posso substituir o atum por sardinha sem perder muito do gosto?

  2. Rodrigo Tigre June 4, 2015 at 7:40 pm -

    Oi Victor, você pode testar para ver como fica, eu pessoalmente não cheguei a trocar. Se testar depois conta pra gente o que você achou do resultado final!

    Abs