Hamburguer de quinoa

Posted on Oct 5 2013 - 1:18pm by Ciça Mattos


hamburguer de quinoa

Queridos fãs do Receitas Gourmet. A partir de hoje vocês terão acesso a receitas saudáveis e nutritivas, além das gostosuras que este blog já oferece há tanto tempo.

Para quem não me conhece, sou Ciça Mattos, esposa do Tigre.

Após passar por uma experiência incrível de desintoxicação, resolvi mudar de vez a minha alimentação. E, por mais inacreditável que possa parecer, comecei a preparar as minhas próprias refeições. Isso mesmo. A cozinha sempre foi o território sagrado e absoluto do Tigre. E eu, uma leiga total, sequer conseguia diferenciar aipo de alho poró :)

Mas o Detox in Box da Andrea Henrique mudou a minha vida, e hoje circulo pelo hortifruti com a mesma intimidade de um especialista (de vez em quando ainda apelo pro Google, mas não confundo mais hortelã com manjericão…)

O Detox in Box é um serviço de entrega de refeições a domicílio com uma logística impressionante. Você recebe todas as refeições do dia no local de sua escolha, tudo bonitinho, separadinho em embalagens plásticas, mega organizado. Um delírio para uma metódica-compulsiva-obsessiva como eu.

Mas o cardápio é totalmente “vegan”, ou seja, ausência de qualquer proteína animal – isso mesmo, não rola nenhuma carne, ovos, leite e/ou derivados. Você passa uma semana comendo muitas verduras, leguminosas, frutas, sementes, grãos e proteínas vegetais como cogumelos e tofu. Cafeína também fica de fora, além do glúten e da lactose. Enfim, uma reviravolta no seu organismo, limpando toxinas e ajudando a combater a retenção de líquidos.

Motivada a dar um choque total no meu corpo e na minha vida, resolvi fazer o Detox que, para minha surpresa, foi muito mais fácil do que eu imaginava. Além de DE-LI-CI-O-SO. O dia começa com um suco verde energético e acaba com sopas variadas, mas você não passa fome em momento algum.

A partir daí comecei a adotar a culinária “vegan”, mesmo que adaptada, já que não pretendo ser tão radical a ponto de não comer nenhuma proteína animal. Contratei uma nutricionista que está me ajudando a montar cardápios dentro dessa filosofia e os resultados já são visíveis. Estou perdendo peso, me sentindo muito mais leve e feliz. Minha geladeira nunca esteve tão cheia e colorida.

Hoje, como post inaugural dessa nova fase, resolvi apresentar o hambúrguer de quinoa do livro da Andrea, o “Detox”, que ensina você a fazer o programa de desintoxicação em casa, caso não queira ou não possa fazer o “In Box”.

Espero que gostem dessa vertente alternativa do Receitas Gourmet. Bom apetite e beijos “vegan” para todos.

Hambúrguer de quinoa
Recipe Type: Light
Cuisine: Vegan
Author: Andrea Henrique
Prep time:
Total time:
Serves: 1
Ingredients
  • 50 gramas de quinoa mista
  • 20 gramas de cebola em cubinhos (meia cebola)
  • 10 gramas de semente de girassol
  • Folhas de tomilho
  • 10 gramas de farinha sem glúten (1 colher de sopa rasa)
  • Sal
  • 1 colher de azeite
Instructions
  1. Cozinhe a quinoa em água mas tomando o cuidado que fique ainda durinha. Escorra a água e reserve.
  2. Doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Em paralelo, dilua a farinha em meia xícara de chá de água fria e misture ao refogado, mexendo até formar uma massa homogênea. Desligue o fogo.
  3. Em seguida, adicione a quinoa cozida, o tomilho, as sementes de girassol, o sal. Misture bem todos os ingredientes. Depois que esfriar monte o hambúrguer. Doure numa frigideira antiaderente. Eu particularmente prefiro colocar um pouquinho no forno. Pode servir com legumes no vapor (cenoura, vagem, brócolis, abobrinha…). Esse da foto eu decorei com sementes de chia.

 

 

2 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. carla faedo December 4, 2013 at 1:09 pm -

    Adorei, casal!
    Vamos com tudo neste novo lifestyle!
    Tem tudo pra dar certo: consciência e mão na cozinha!

    Se precisar, estou aqui pra ajudar!
    Um beijo, Carla Faedo
    – a nutricionista da Ciça (rs)

Leave A Response

CommentLuv badge
Login with Facebook: