Filé Mignon Clube Gourmet

Posted on May 31 2008 - 4:48am by Rodrigo Tigre

Eu sempre fui um fã do Zé Hugo Celidónio. Leio a sua coluna no Globo todo domingo. Até onde eu sei, ele só só publicou 1 livro chamado Histórias e Receitas que está esgotado. Por sorte consegui uma cópia emprestada da minha avó.

Nele, encontrei a receita de um de seus pratos mais famosos, o Filé Mignon Clube Gourmet que leva o nome de seu restaurante. Hoje tive o prazer de saboreá-la em na minha casa, e posso dizer que é realmente especial. A idéia é bem simples: uma rodela de manteiga com ervas sobre um filé alto acompanhado com batata gratinada. Fácil e delicioso!

file_clube_gourmet

Rende 4 porções

  • 1 peça de filé mignon
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 1 cl de azeite de oliva
  • 1 pacote de manteiga
  • 1 colher de mostarda dijon
  • 1 colher de salsa picada
  • 1 colher de cebolinha picada
  • 1 folha de louro moída
  • Batata gratinada

  • 800g de batata
  • 1 xícara de leite
  • 1 1/5 xícara de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • Descasque a batata e corte em fatias bem finas de 3mm. Enxugue-as com um pano de prato e tempere com sal e pimenta. Em uma panela ferva o leite e coloque as batatas. Tampe e cozinhe por 10 minutos em fogo brando. Acrescente o creme de leite e a noz-moscada e cozinhe por mais 40 minutos em fogo baixo. Para finalizar transfira para uma travessa e coloque no forno pré aquecido para gratinar um pouco antes dos filés irem para a frigideira.

    Enquanto isso, misture a manteiga, mostarda e as ervas em uma tigela. Trabalhe bem para formar uma pasta homogênea. Coloque a mistura sobre um filme plástico e enrole formando um bastão de manteiga. Aperte as pontas retirando todo o ar e coloque no freezer.

    Limpe os filés e corte em fatias na altura de 2 dedos. Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com o azeite e deixe ficar bem quente. Acrescente uma colher de manteiga e os filés. Doure cada lado por 2 minutos tomando cuidado para selar também as laterais. Coloque a frigideira no forno e deixe por mais 4-6 minutos para mal passado; 6-10 para ao ponto; e 10-15 minutos para bem passado.

    Sirva com as batatas e as rodelas de manteiga sobre os filés.

    6 Comments so far. Feel free to join this conversation.

    1. Restaurantes em BH December 9, 2010 at 5:35 pm -

      Puxa vida…. estou descobrindo seu blog agora e estou simplesmente adorando!!!!!!!!!!!! Muito, mas muito bom !!!!

      Quero aproveitar para lhe apresentar o meu: http://www.notasdesabor.com.br que é um blog de relatos de experiências gastronômicas nos restaurantes em Belo Horizonte e também ao pé do fogão com os amigos.

    2. patricia santiago February 21, 2012 at 6:39 pm -

      Gostaria de saber o que fazer com o bastão de manteiga após colocá-lo no freezer, quanto tempo deixar, aquecer????

      Obrigada, Patrícia

    3. Tigre February 22, 2012 at 11:09 pm -

      Oi Patricia, pode deixar a manteiga no freezer por 1 hora. Na hora de servir corte a manteiga em rodelas e coloque sobre os filés. Ela vai derreter e deixar o filé uma delícia!

    4. Elaine Soares July 23, 2013 at 7:56 pm -

      Putz fiz em um jantar para uma amiga, ficou uma delícia ! Ficou maravilhoso !!! Só não fiz a manteiga muito grossa para não ficar muito gorduroso, as batatas ficaram incríveis tb ! Só fui prestar atenção hoje que o site é do Tigre. Vi caçar novas receitas para me aventurar. ADOREI o site !

    5. Tigre July 23, 2013 at 7:59 pm -

      Hahahahha! Oi Elaine! Que legal que você achou o meu blog e que a receita deu certo!!! :) Bjs!

    6. Fernanda Schneider August 22, 2013 at 1:31 pm -

      Acabei de fazer a receita e AMEI!
      Tudo muito bom!

      Parabéns pelo blog.