Perfeitas batatas assadas no forno

Posted on Nov 18 2017 - 11:33am by Rodrigo Tigre

Não tem quem não goste de batatas assadas no forno, douradas e crocantes por fora e macias por dentro. Fazer a batata assada perfeita é muito simples: basta colocar um pouco de bicarbonato de sódio na água que cozinha as batatas… segredinho que aprendi com o Serious Eats.

Como fazer perfeitas batatas assadas no forno.

O bicarbonato faz com que a água fique mais alcalina, o que torna a superfície das batatas mais quebradiça. Essas “imperfeições” fazem com que as batatas fiquem com aquela deliciosa crosta por fora.

Outra dica do Serious Eats é temperar a batata cozida com uma infusão do azeite com alho e alecrim, ou qualquer outra erva aromática, seguindo o passo a passo abaixo.

Todo esse trabalho vale a pena pois você terá um acompanhamento perfeito para carnes e peixes. É o meu preferido e eu faço sempre que possível.

Para ver o vídeo com a receita original (en inglês) é só clicar no Play, a receita em português segue abaixo.

Batatas Assadas no Forno

Serve de 6 – 8
Ingredientes

  • 2 kg de batatas lavadas, descascadas e cortadas em 4, 6 ou 8 pedaços
  • 1/2 colher de bicarbonato de sódio (4g)
  • Sal a gosto
  • 5 colheres de sopa de azeite (75ml)
  • Um punhado pequeno de alecrim
  • 3 dentes de alho picados
  • Um punhado de salsinha picada (opcional)

Aqueça o forno a 230º. Aqueça 2 litros de água em uma panela grande e fogo alto, até ferver. Adicione duas colheres de sopa de sal, o bicarbonato de sódio e as batatas e misture bem. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos aproximadamente ou até que as batatas estejam cozidas e você consiga furá-las com uma faca com facilidade.

Enquanto isso, junte o azeite com o alho e o alecrim e um pouco de pimenta do reino em uma panela em fogo médio. Cozinhe mexendo até o alho ficar dourado mas sem queimar, cerca de 3 minutos. Em seguida penere o azeite separando os sólidos do líquido, reservando o alho e o alecrim para usar depois.

Escoe as batatas quando estiverem cozidas e espere 30 segundos para secarem um pouco. Transfira para uma tigela e misture bem com o azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem sacudindo as batatas de forma que todas fiquem cobertas. Não se preocupe se elas ficarem quebradiças, é exatamente isso que a gente precisa para criar aquela crosta dourada.

Transfira as batatas para uma assadeira, leve ao forno pré-aquecido e deixe por 20 minutos sem mexer. Retire as batatas do forno com uma espátula ou uma colher, vire todas as batatas para dourar o outro lado. Volte com elas ao forno e cozinhe até que elas estejam bem douradas, cerca de 30-40 minutos a mais.

Quando as batatas estiverem prontas, retire do forno, leve para a travessa de servir misturando o alho e o alecrim reservados. Adicione a salsa picada e acerte o sal e a pimenta do reino. Sirva imediatamente!

 

1 Comment so far. Feel free to join this conversation.

  1. Valéria November 22, 2017 at 12:45 am -

    Hum, que delícia! Amo batatas, principalmente, assadas. Parabéns. E obrigada pela dica do bicarbonato.

Leave A Response

CommentLuv badge
Login with Facebook: